Como dar entrada no seguro-desemprego?

 



Como o Brasil está passando por uma crise financeira causada pela pandemia de Covid-19, muitas pessoas perderam seus empregos algumas delas sabem que possuem direito a receber o seguro-desemprego.

De acordo com dados do SINE, o Brasil registrou mais de 5 milhões de pedidos de seguro desemprego entre os meses de janeiro e outubro de 2020. O número é alto, mas você deve pedir se tiver o direito!

O pedido do seguro-desemprego pode ser feito, atualmente, por via online. Uma das formas de fazer este pedido é no portal Emprega Brasil. Você também pode dar a entrada através do app Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado no seu Android ou iPhone.

Caso você prefira ir pessoalmente, é possível dar entrada na Superintendência Regional do Trabalho de sua região. 

Documentos para dar entrada no seguro-desemprego

Serão necessários documentos como: Cópia da sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social); Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (entregue pela sua antiga empregadora); RG (a sua identidade); Sentença judicial (caso exista) e Comprovante de sua atual residência.

Com estes documentos, você estará munido de todos os dados exigidos para que seja possível dar entrada no seguro.

Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego?

Hoje, os cidadãos com direito ao seguro são os trabalhadores que tenham emprego com carteira assinada e tenha passado por demissão sem justa causa ou rescisão direta (desligamento feito pelo trabalhador por culpa do patrão).

Trabalhadores formais com contrato de trabalho suspenso ou pescador profissional durante o período do defeso e trabalhador resgatado de situação análoga à escravidão.

Valores, prazos e outros detalhes

Se você é trabalhador formal, é possível solicitar o seu seguro do 7º ao 120º dia contados a partir da sua demissão. Empregado doméstico pode solicitar do 7º ao 90º. Pescadores durante o defeso, em até 120 dias e trabalhadores resgatados em até 90 dias, a contar do resgate.

O valor mínimo é o de um salário mínimo e o máximo é de R$ 1.813,03. O recebimento é feito por conta simplificada ou poupança Caixa. Ainda é possível receber presencialmente no caixa do banco.