Auxílio emergencial vai continuar em 2021?




Um dos maiores projetos de ajuda de custo para cidadãos brasileiros, o Auxílio Emergencial foi o responsável por ajudar milhões de brasileiros durante os piores momentos da pandemia de Covid-19.

Contudo, o dinheiro é fruto de uma verdadeira abertura dos caixas do Governo Federal, para injetar recursos financeiros na população, o que pode causar um rombo nas contas públicas. 

Sendo assim, existiu a suspensão do auxílio emergencial. O Governo de Jair Bolsonaro já considera o programa finalizado e a CAIXA está fazendo somente os últimos pagamentos em saque, uma vez que não estão acontecendo novos depósitos.

Auxílio Emergencial em 2021: ainda há chance?

Como eu disse lá em cima, o governo Bolsonaro já considera o programa finalizado, mas a Câmara dos Deputados está com ao menos cinco projetos em aberto, a fim de manter este programa durante o ano de 2021, sendo que existe uma segunda onda de Covid-19 atingindo a população brasileira.

Um destes cinco é o Projeto de Lei 5509/20, do deputado Pompeo de Mattos, do PDT, que prorrogaria o auxílio de R$ 600 até o fim de março. O deputado acredita que esta ajuda financeira é providencial para os desempregados.

Auxílio Emergencial em 2021; câmara avalia possibilidade

O Projeto de Lei 5536/20 é uma outra opção de prorrogação, nos moldes da oferecida por Pompeo. O deputado André Janones, autor da PL afirma que é a única ação eficaz para proteger os trabalhadores.

Uma opção de extensão mais longa é a oferecida pela PL 5514/20, do deputado Fábio Henrique (PDT-SE), a ampliação dos pagamentos aconteceria até o dia 30 de junho de 2021, com parcelas de R$ 600.

Enquanto os números de mortos aumentam, os deputados seguem em recesso parlamentar e ainda não se sabe quando os projetos serão apreciados na câmara dos deputados, em Brasília.